Biblioteca

Fundada em março/1972, a Biblioteca “São Tomás de Aquino” ocupa um espaço físico de 106,62 m² e oferece um acervo adequado às necessidades dos cursos existentes na IES, o qual é composto por aproximadamente 4.818 (Quatro mil e oitocentos e dezoito) materiais disponíveis em diversos formatos e está acessível aos alunos, professores e funcionários. Inclui-se também a prestação de serviços de atendimento aos usuários, consulta ao acervo, empréstimo local e domiciliar, orientação de pesquisa e levantamento bibliográfico pelos atendentes.
Seus leitores potenciais são os alunos, ex-alunos formados na Instituição, professores e funcionários e os usuários da comunidade local. A Biblioteca possui 1.723 (Mil Setecentos e vinte e tres) leitores inscritos, é automatizada, proporcionando aos seus usuários meios de recuperação da informação desejada, com rapidez e eficiência. Promove a disseminação da informação, para tanto, conta com o sistema Personal Home Library (PHL) on-line, está totalmente informatizada e conectada à Internet.
A Biblioteca tem como objetivo facilitar o ensino, fornecendo o material bibliográfico adequado, tanto para o uso do corpo docente como discente e técnico-administrativo, desenvolvendo assim, o hábito da leitura, capacidade de pesquisa, cultura e entretenimento.

A Biblioteca “São Tomaz de Aquino” tem como principal objetivo dar apoio informacional aos professores e aos alunos da Faculdade Presidente Antonio Carlos de Visconde do Rio Branco, atende, também aos funcionários e à comunidade em geral. Para isso conta com um acervo que está em constante renovação.

Seu acervo é composto de: Livros, periódicos, TCC´s,  CD´s e DVD´s.

Ela está devidamente informatizada, fornecendo informações rápidas e precisas aos seus usuários, permitindo, em tempo real, acesso aos serviços e aos catálogos. Todo inicio de semestre a bibliotecária apresenta a biblioteca aos novos alunos e os capacita para utilizar o sistema PHL, onde todo o seu acervo está catalogado. Este sistema oferece  buscas, reservas e renovações de d

ocumentos da própria casa ou trabalho do usuário, não sendo necessário o seu deslocamento.


Recursos e Instalações

Terminais de Internet

A Biblioteca dispõe de 07 terminais, exclusivamente à consulta de pesquisas escolares. Os terminais funcionam com um sistema de “Controle de Acesso”. Somente os alunos regularmente matriculados podem utilizar este serviço, mediante apresentação do cartão da Biblioteca.

Normas para Uso dos Computadores:

I. É facultado ao usuário o acesso à rede Internet pelo período de 30 minutos mediante horário agendado no setor. Caso não haja solicitação por outros usuários, este período poderá ser prorrogado, desde que solicitado ao funcionário responsável;

II. Será permitida a presença de 02 usuários por computador somente para trabalho em grupo;

III. Não é permitido: o acesso a sites como: Facebook, Orkut, MSN e outros de mesmo gênero; alterar as configurações do Windows; ligar ou desligar os computadores.

Instalações

Individuais: existem na Biblioteca 08 cabines para estudo individual, permitindo assim um estudo mais reservado.

Em grupo: a Biblioteca conta com espaço na Sala de Leitura, para trabalhos em grupo, sendo a mesma ventilada e com iluminação adequada, facilitando a leitura e o estudo. É ocupado por 06  mesas e 28 cadeiras, proporcionando estrutura adequada ao trabalho acadêmico.

Responsabilidades do usuário

  1. Não fumar e ou consumir alimentos e bebidas na biblioteca;
  2. Durante o período de permanência na biblioteca o usuário deverá comporta-se de maneira adequada: mantendo silêncio, evitando o uso de aparelhos sonoros de qualquer espécie que possam causar algum transtorno ao ambiente de estudo e zelando pela organização e limpeza da biblioteca.
  3. Comunicar ao funcionário da Biblioteca qualquer dano verificado no material bibliográfico consultado ou emprestado, sob pena de ser responsabilizado pelo ocorrido;
  4. Devolver as obras no prazo indicado;
  5. Usar a sala de leitura exclusivamente para estudo e consultas ao acervo;
  6. Entrar somente com caderno, lápis, caneta, borracha ou computador de uso pessoal;
  7. Utilizar corretamente o guarda volumes, restrito a guarda de todo material de quem está efetuando consulta na área da biblioteca;
  8. Comunicar imediatamente à Biblioteca o extravio ou dano de material emprestado que deverá ser reposto no prazo máximo de 30 dias contados a partir da data em que expirou o prazo de sua última renovação. Na falta do mesmo material fica obrigado indenizar o valor atual da obra, inclusive despesas de importação quando for o caso, além do pagamento de taxa correspondente ao tempo entre o término do prazo de comunicação e extravio.
  9. O uso dos armários (guarda-volumes) implicará aceitação das seguintes condições: (lembrando que o uso é obrigatório)

a) Em caso de extravio da chave, o usuário ficará bloqueado no sistema até a reposição.

b) A Biblioteca não se responsabiliza pelo material deixado no guarda-volumes.

 


HORÁRIO E FUNCIONAMENTO DA BIBLIOTECA

A biblioteca é aberta à comunidade para consulta ao acervo. Para alunos, funcionários e professores o atendimento se estende a empréstimos domiciliares nos seguintes horários:

Segunda a sexta-feira: 13h às 16h e 17h às 22h.

O acesso ao acervo é livre, devendo o leitor deixar sobre as mesas, prateleiras, as obras consultadas ou devolvê-las no balcão de empréstimo.

Bibliotecária: Elizabeth Ferreira de Pádua Campos CRB/6 3276/0

Auxiliar de biblioteca: Marco Aurélio Lucas

Contato: 32-3551-1111

INSCRIÇÃO

Os graduandos, e alunos da FUPAC, receberão a Carteirinha de Estudante, que dá direito aos serviços da biblioteca.

Funcionários e professores terão seu cadastro efetivado assim que confirmado o vínculo pelo Departamento Pessoal.

A Comunidade em geral, deve identificar-se no atendimento da biblioteca.

Cancelamento da Inscrição: Trancamento de matrícula, término de curso ou perda de vínculo funcional.

O usuário poderá apresentar documento de identidade com foto até que a identificação institucional seja confeccionada e entregue, dentro do prazo estipulado pela coordenação da biblioteca.

ACESSO AO MATERIAL

O Acesso às estantes é livre para a maior parte do acervo.

Periódicos, obras raras, TCCs, recursos multimídia são considerados de acesso restrito.

Nas dependências da biblioteca, não são permitidos: bolsas, sacolas, mochilas, pastas ou outros volumes. O Usuário deverá requisitar o empréstimo de chaves para o guarda-volumes (escaninhos) no atendimento da biblioteca.

CONSULTAS

A Pesquisa dos recursos do acervo são efetuadas, localmente, por meio dos terminais ou pela internet, acessando a página da FUPAC de Visconde do Rio Branco, no link “Biblioteca”. Ao identifica o material de interesse, o usuário poderá copiar o número de localização e procurá-lo na estante ou solicitar ao funcionário quando for do acesso restrito. Não há limite de obras para consulta local.

RENOVAÇÃO

Permitida por 3 vezes consecutivas pelo sistema online, a cargo do usuário e desde que não haja solicitação de reserva, prazo de devolução vencido ou multa pendente com a biblioteca.

Reserva

A Reserva é realizada pelo próprio usuário no sistema online da biblioteca, garantindo que ao ser devolvido o material fique a sua disposição para empréstimo pelo prazo de 24 horas. Passado este prazo a reserva é automaticamente cancelada.

DEVOLUÇÃO

A Devolução de empréstimos é realizada no balcão de atendimento e oficialmente só será efetuada após o registro no sistema e emissão do recibo. Até este procedimento o usuário é o responsável pela guarda do material emprestado.

No caso de atraso na devolução do material, será cobrada multa diária de R$ 2,00 (Dois reais) por material e por dia. A multa estipulada incide sobre dias corridos e números de obras em atraso; números de obras em atraso; No caso da Coleção Especial (Livros com Tarja Vermelha) a multa incide sobre horas de atraso.

No caso de fechamento imprevisto da Biblioteca, a devolução deverá ser feita no primeiro dia útil após a reabertura, sem cobrança de multa. Ultrapassado esse prazo, a multa será cobrada normalmente.

DISPOSIÇÕES GERAIS

A Biblioteca responde diretamente a Direção Acadêmica da FUPAC, não estando sujeito a deliberação de nenhum curso específico.

Em caso de desrespeito ou ofensa aos funcionários serão tomadas medidas regimentais.

Os casos omissos não constantes neste regulamento serão resolvidos pelo coordenador da biblioteca, junto com a Diretoria da FUPAC.


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