CPA

CPA pela FUPAC

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, fundamenta-se na necessidade de promover a melhoria da qualidade da educação superior, a orientação da expansão da sua oferta, o aumento permanente da sua eficácia institucional, da sua efetividade acadêmica e social e, especialmente, do aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais.

As CPAs foram criadas para compreender e aprofundar os compromissos fundamentais da IES. Farão isso elaborando um conjunto estruturado de informações que permita uma imagem global dos processos pedagógicos, sociais e científicos da instituição, de modo a identificar os problemas, suas causalidades, as possibilidades e as potencialidades para melhorar e fortalecer a instituição.

Para a FUPAC VRB, Avaliação Institucional é um sistema construído coletivamente com a função de obter informação dos diversos segmentos da comunidade acadêmica interna e, na medida do possível, da comunidade externa para a tomada de decisões políticas, administrativas, pedagógicas, de aperfeiçoamento institucional e de auto-regulação. A CPA é a equipe responsável pelo planejamento e execução das ações avaliativas, análise dos dados e encaminhamento dos resultados aos setores pertinentes, bem como pela indicação de fragilidades e potencialidades de cada segmento avaliado e da FUPAC como um todo.

Objetivos da CPA

Geral

Construir conhecimento sobre a sua própria realidade, interrogando, analisando criticamente e buscando a compreensão dos significados de suas atividades e processos, para melhorar a qualidade acadêmica no ensino, na pesquisa, na extensão, na gestão e no cumprimento de sua missão e responsabilidade social.

Específicos

  • subsidiar a tomada de decisões e o planejamento na instituição;
  • identificar as causas de seus problemas e fragilidades para superá-las;
  • identificar suas forças e potencialidades para alavancá-las;
  • aumentar a consciência pedagógica e a capacidade profissional do corpo docente, do pessoal técnico-administrativo e dos gestores;
  • aumentar a articulação, a integração e a cooperação interpessoal e intersetorial;
  • ampliar e aprofundar as relações da FUPAC VRB com a comunidade regional;
  • analisar e avaliar criticamente a relevância científica e social dos seus produtos no seu ensino, na pesquisa e na extensão;
  • contribuir para a formação de uma cultura de avaliação na instituição;
  • prestar contas dos resultados das avaliações.

Integrantes da CPA

Fundação Presidente Antônio Carlos – Fupac

Faculdade Presidente Antônio Carlos de Visconde do Rio Branco

 

Altera membros da Comissão Própria de Avaliação – CPA da Faculdade Presidente ANtônio Carlos de Visconde do Rio Branco.

O diretor Acadêmico – Pedagógico da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Visconde do Rio Branco no uso de suas atribuições tendo em vista a Resolução 01/2017

Resolve:

Art. 1° – Fica alterada a coordenação da Comissão Própria de Avaliação – CPA da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Visconde do Rio Branco.

Art. 2° – Revogam-se as disposições em contrário.

 

Membros da CPA

Representante do corpo docente e Coordenadora da CPA: Ana Amélia de Souza Pereira – Professor(a)

Representante do corpo docente e Vice Coordenadora da CPA: Lucila Carmélia de Andrade – Professor(a)

Representante do corpo Técnico-Administrativo: Rosequelle Correia Medeiros e Paloma de Souza Oliveira – Auxiliar Administrativo

Representante do corpo discente: Gustavo Fidelis Gonçalves e Lucas Martins de Lima Caputo – Alunos do curso de Administração

Representante da sociedade civil organizada: Fábio Corrêa e Zulmira – Administrador e Maria Tavares Freitas – Comerciante

 

Visconde do Rio Branco, 1° de Fevereiro de 2017.

 

Luiz Fábio Antonucci Filho

Diretor Acadêmico-Pedagógico Faculdade

Presidente Antônio Carlos de Visconde do Rio Branco.

Av. Ruy Bouchardet Junior, 417 – Bairro Jardim Alice – Visconde do Rio Branco – MG CEP: 36520-000

(32) 9 9905-4639

direcao@fupacvrb.edu.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs